domingo, 23 de outubro de 2011

Uma aventura pela Bolívia


Confiram a última aventura da dupla de moto viajantes Leandro Bazotti e Luca Silveira para a Bolívia.
 
Estrada da Morte...

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas escolhem uma estrada com este nome para realizar uma viagem, ou melhor, escolhem ela como objetivo da viagem.

E se você souber que o meio de locomoção escolhido para isto for uma moto? E que o local que esta estrada se encontra é na Bolívia, a milhares de quilômetros de distância? E se lhe dizermos que esta viagem foi “organizada” em apenas 5 dias antes da data de partida -  tendo eles se falado somente duas vezes por computador antes de darem partida em suas motos? Loucos ou corajosos, que palavra você atribui a estes dois amigos?


Geralmente, quando ouvimos falar em grandes viagens ou aventuras, uma das palavras que mais ouvimos é sempre “planejamento”. Mas isto para nossos moto viajantes, o Turismologo e instrutor de turismo de aventura Leandro Bazotti e o câmeraman e guia de ecoturismo Luca Silveira, foi o que não ocorreu.

Os dois amigos que realizaram uma moto viagem a Ruta 1 no Chile, cruzando toda a Cordilheira dos Andes e o Deserto de Atacama no verão deste ano, no regresso desta viagem combinaram de fazer uma nova aventura no meio deste ano, porém, por alguns motivos particulares de ambos, esta programação não se realizou, ao menos não no período programado.

Mas nada de desistir dos planos. Passada as férias de inverno, após os dois já terem pensado que não conseguiriam viajar no meio deste ano, conforme aviam falado, surgiu uma janela de 15 dias para ambos, e assim, com duas conversas por computador, os dois se encontraram já com as motos prontas para iniciar a viagem, no dia e hora da partida. Uma breve conversa para acertar alguns detalhes foi o suficiente para eles porém o pé na estrada.


No total foram 12 dias de viagem, cruzando quatro estados brasileiros, até entrarem na Bolívia. Durante este período, eles rodaram 7 mil quilômetros, e não pararam de rodar nenhum dia. Sem nenhum dia de descanso, e rodando algumas noites entrando madrugada a dentro, ambos concordam que foi uma viagem muito corrida e cansativa, mas que valeu a pena.

Eles pilotavam uma Yamaha Lander XTZ 250cc cada um e passaram por varias dificuldades, principalmente na Bolívia, onde enfrentaram estradas bloqueadas, não conseguiram abastecer as motos, nem mesmo sacar dinheiro, mas afirmam que as belezas e momentos que viveram com certeza valeram a pena e superaram qualquer problema.

 

Nesta viagem, eles cruzaram o pantanal, e saíram do Brasil por Corumbá. Uma vez em solo boliviano, cruzaram pelas cidades de Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba e a capital La Paz. O objetivo da dupla, era percorrer a famosa estrada da morte, ou estrada dos Yungas, uma antiga estrada de 65 Km de extensão, com 3.600m de desnível, que ligava um pequeno povoado a capital do pais. Atualmente, esta estrada só é percorrida por motos e bicicletas, pois existe uma nova estrada, totalmente pavimentada, que liga estes dois pontos, ou seja, aquela antiga cena de carros e caminhões tendo a dar passagem para o outro, na beira de precipícios gigantescos, onde vários despencavam, ocasionando a morte de muitos, e que deu origem ao nome desta estrada, não ocorre mais. 


Além das lindas paisagens, a dupla ressalta também o incrível choque cultural, existente neste pais, pois mesmo ambos conhecendo vários países da América do Sul, eles ficaram impressionados com alguns hábitos dos moradores locais, bem como da pobreza do pais.

 

Outro fato envolvendo a questão cultural, foi o pouco incentivo ao turismo, “pois um paiís como aquele, deveria incentivar mais esta pratica” ressalta Bazotti. 

 

Agora, se você quiser saber mais sobre esta ou alguma outra viagem desta dupla, entre em contato com eles ou aguarde a próxima notícia, pois com certeza algo novo virá em breve!

Bons vientos aos dois e a todos aqueles que se aventuram por este mundão à fora, seja como for!

Dicas aos viajantes:

 

- A Bolívia oferece poços locais com postos de gasolina. Muitos dos locais que tem posto, não tem gasolina. Alguns, quando tem, não vendem para veículos com placas estrangeiras.
- As pessoas guardam combustível em suas casas, e também os vendem.
- Ande sempre com reserva de combustível em galões.
- Cartão de credito da Amercan Express Não são aceitos no pais.
- Cuidado com os animais nas estradas.
- Não pare em locais sem movimento.
- Tenha sempre dinheiro local a mão.









Um comentário:

Miriam Chaudon disse...

Linda aventura! E na última fotografia podemos sentir que esta estrada é mesmo da hora da morte! O que são aqueles caminhões na beiradinha do precipício!!!!